Contenda amplia frota do transporte escolar
Publicado em 25/06/2026
Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo
A expectativa da administração municipal é de que o segundo ônibus chegue nos próximos dias, ampliando ainda mais a capacidade de atendimento aos estudantes e contribuindo para a renovação da frota escolar do município.
A formalização da entrega dos veículos ocorreu no final do mês de abril, durante cerimônia realizada pelo Governo do Paraná no Colégio Estadual Newton Freire Maia, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Embora o ato oficial tenha acontecido anteriormente, o primeiro ônibus chegou a Contenda na última semana.
Ao todo, estão sendo distribuídos 687 veículos para 340 municípios paranaenses. Nesta fase inicial, 232 ônibus foram entregues para 179 cidades. A iniciativa representa um investimento de R$ 296 milhões, com recursos provenientes de emendas parlamentares da bancada federal do Paraná e contrapartida do Governo do Estado.
O prefeito Mostarda destacou a importância da conquista para o município. “A chegada deste novo ônibus representa mais um avanço para a educação de Contenda. Estamos renovando nossa frota e garantindo mais segurança, conforto e qualidade no transporte dos nossos estudantes. Agradecemos a todos que contribuíram para viabilizar este importante investimento para o nosso município”, ressaltou.
Os novos veículos integram o Programa Caminho da Escola e seguem padrões nacionais de segurança, contando com cintos de segurança em todos os assentos, dispositivos de acessibilidade e estrutura reforçada para diferentes tipos de terreno. As características são fundamentais para garantir um transporte adequado, especialmente aos estudantes que residem na zona rural.
Para Contenda, a chegada dos dois ônibus representa um importante reforço na frota do transporte escolar, proporcionando mais conforto, segurança e eficiência no deslocamento diário dos alunos. A ação fortalece o compromisso da administração municipal com a educação e com a garantia de acesso igualitário ao ensino.
A entrega dos veículos é resultado da articulação entre o Governo do Estado, a bancada federal do Paraná e os municípios, com coordenação da Secretaria de Estado da Educação e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). A distribuição dos ônibus prioriza critérios técnicos como renovação da frota, aumento da demanda e características territoriais de cada município.