Segunda à Sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h | (41) 3625-1212

Contenda celebrou o Dia Mundial da Saúde

Publicado em 13/04/2026
Secretaria de Saúde
Contenda celebrou o Dia Mundial da Saúde
A Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma importante ação em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07 de abril. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da promoção da saúde e da qualidade de vida, reforçando que saúde vai além da ausência de doenças - envolve bem-estar físico, mental e social.

Realizado no Centro de Convivência do Idoso, o CCI, a abertura oficial do evento foi feita pelo vice-prefeito Ary Alberti Neto, e pelo secretário de Saúde, Juliano Jean Silva. O secretário de Governo, Pedro Lucas Mella Marques também esteve presente no evento.

Como parte das atividades, foi realizada uma tarde de formação voltada ao cuidado com a saúde mental dos servidores públicos da área da saúde, reconhecendo que aqueles que cuidam da população também precisam ser cuidados. O fortalecimento do bem-estar emocional dos profissionais impacta diretamente na qualidade do atendimento ofertado à comunidade.

O encontro reuniu cerca de 90 servidores da Secretaria de Saúde, incluindo profissionais das Unidades Básicas de Saúde, Farmácia, Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais, equipe da Secretaria de Saúde e do CAPS.

Durante a programação, os participantes tiveram uma explanação sobre a atuação do CAPS no município, evidenciando um cenário de atenção: o número de atendimentos em saúde mental tem crescido de forma significativa nos últimos anos. Em 2020, eram realizados aproximadamente 3.500 atendimentos anuais, enquanto em 2025 esse número saltou para quase 8 mil atendimentos, demonstrando a crescente demanda por cuidado em saúde mental.

Os profissionais também receberam orientações práticas de autocuidado, incluindo técnicas de autoaplicação de reflexologia nas mãos, com foco na redução da ansiedade e do estresse, além de participarem de uma breve aula de pilates. As atividades reforçaram a importância de momentos de pausa na rotina de trabalho, promovendo equilíbrio, bem-estar e qualidade de vida.

O evento foi encerrado com uma importante fala do médico psiquiatra Daniel, do CAPS Lapa, que abordou sinais de alerta relacionados à depressão e à ansiedade, destacando a importância de que os próprios profissionais reconheçam esses sinais e busquem ajuda quando necessário.

A ação foi promovida pela Secretaria de Saúde e organizada em conjunto pela coordenação do CAPS e da Atenção Primária.

Compartilhar:
Esta informação foi útil?