Contenda participa do Fórum Cidades Educadoras

Publicado em: 01/06/2023 10:40 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

O município de Contenda participou na última terça-feira (30), do Fórum de Prefeitos - Integração entre Cidades: diálogo sobre Cidades Educadoras. O evento aconteceu no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba, e contou com a presença do prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda. O fórum faz parte das ações preparatórias do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras que será realizado em 2024 na capital paranaense.

Durante o evento foi realizado o compartilhamento de experiências e diálogos sobre as propostas, mesas de exposição, debates e trocas com o intuito de reafirmar a integração entre os atores das cidades metropolitanas na perspectiva das Cidades Educadoras.

“Temos uma missão muito grande, vamos representar o mundo no ano que vem, todo o foco estará voltado para Curitiba e temos nossas boas práticas para apresentar”, disse o vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel.

De acordo com a organização, cidade educadora é aquela que oferece a todos os seus habitantes oportunidades e práticas de cidadania como pertencimento, respeito, tolerância e a participação nas decisões coletivas. Em Curitiba, programas como o Fala Curitiba, que estimula a participação cidadã, e o Linhas do Conhecimento, que transforma os espaços públicos em sala de aula, são exemplos dessa cultura.

Atualmente, são 500 cidades educadoras de 35 países distribuídas por todos os continentes. A coordenação é da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), fundada em 1994. A AICE, com sede em Barcelona (Espanha), é uma associação sem fins lucrativos constituída como estrutura permanente de colaboração entre governos locais que se comprometem a reger-se pelos princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. Qualquer governo local pode converter-se em membro da associação.

A secretária municipal da Educação e gestora da Rede Brasileira das Cidades Educadoras (Rebrace), Maria Sílvia Bacila, fez uma explanação sobre a atuação da rede, que tinha 19 integrantes há dois anos e agora soma 31. “Trabalhamos pelo fortalecimento e crescimento deste grupo. Uma cidade educadora nunca está pronta, temos que evoluir sempre, educar em diferentes territórios, comentou Maria Sílvia. A capital do Paraná coordena a Rebrace desde 2021, articulando novas adesões e políticas públicas.

Também participaram do evento, representando a Secretaria de Educação de Contenda, a assessora Cleide Sobota, Ana Lúcia Pereira Franco da Paz, Kelli Barbosa, além do assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, o secretário municipal Leverci Silveira Filho (Desenvolvimento da Região Metropolitana), representantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC), do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole), o prefeito de Concórdia (Santa Catarina), Rogério Pacheco, a secretária da Educação daquele município, Gladis dos Santos, e os vereadores Amália Tortato, Mauro Bobato e Pier Petruzziello, entre outras autoridades e convidados.