Rede de gás canalizada de biometano poderá atender cidadãos de Contenda

Publicado em: 12/05/2023 11:20 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

O Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol) da Região Metropolitana de Curitiba assinou com a Companhia Paranaense de Gás (Compagas), o protocolo de intenções para avaliar as potencialidades da utilização dos resíduos sólidos urbanos (RSU) na produção de biometano e sua distribuição por rede de gás canalizada aos seus usuários. O município de Contenda integra o consórcio e a proposta poderá beneficiar futuramente os contendenses.

A assinatura de intenções aconteceu na última quarta-feira (10), durante reunião na Prefeitura de Curitiba. O prefeito de Contenda, Antônio Adamir Digner, o Mostarda, esteve presente na solenidade desta ação que integra o projeto Compagas+Verde, que investe na busca de soluções sustentáveis e de energia limpa para expandir a atuação da Companhia no Paraná.

O protocolo foi assinado durante a 53ª Assembleia do Conresol e contou com a presença do secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel; do prefeito de Curitiba e presidente do Conresol, Rafael Greca; do diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza; do diretor técnico-comercial da Compagas, Fábio Eduardo Morgado, além de prefeitos das cidades que integram o consórcio.

“Esse evento marca o momento da descarbonização da economia da Região Metropolitana de Curitiba. É um futuro que está começando, que é possível, que é viável e tem todos os atores comprometidos em tornar o mundo melhor”, disse o prefeito Rafael Greca.

O protocolo de intenções prevê estudos técnicos, econômicos e ambientais para viabilizar a produção de biometano a partir dos RSU coletados pelo Conresol e sua injeção na rede de distribuição da Compagas. A iniciativa está alinhada às metas globais ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A expectativa é que com o biometano à Compagas possa atender tanto os consumidores residenciais quanto os comerciais, do setor de transporte e também os industriais da Região Metropolitana de Curitiba.

Ainda durante o evento, o Instituto Água e Terra (IAT) formalizou um termo de cooperação técnica com o Conresol e a Associação Brasileira de Cimento Portland (AMCP) para viabilizar o tratamento de resíduos sólidos gerados pelos municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) para uso do Combustível Sólido de Resíduos (CDR) em fornos dessas cimenteiras.

Integram o Conresol os municípios de Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.