Contenda registra o primeiro caso de dengue

Publicado em: 21/02/2024 10:56 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Saúde, comunica o registro do primeiro caso de dengue no município. De acordo com o órgão, trata-se de um caso importado, onde uma mulher, moradora do município, contraiu a doença em Ponta Grossa. O quadro dela foi definido como caso leve e ela faz tratamento na unidade básica de saúde.

Apesar do primeiro registro ser um caso importado, o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Contenda pede à população que intensifique os esforços de prevenção contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. O município alerta que a dengue é uma doença que pode levar à morte e a única forma de prevenção é eliminando os criadouros do mosquito.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, a prevenção é a melhor forma de combate ao mosquito. O cidadão deve colocar areia em vasos e pratos de plantas, evitando acumular água em pneus, latas e garrafas, limpar e manter fechada a caixa d´ água, além de receber os agentes de endemias.

Já os principais sintomas da doença é febre alta a partir de 38 graus, dores pelo corpo e nas articulações; mal-estar; falta de apetite; dores de cabeça; manchas vermelhas; podem aparecer em até 15 dias depois da infecção pelo mosquito conhecido cientificamente por Aedes aegypti. Com febre e outros dois sinais citados, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Confira abaixo as principais medidas de prevenção contra o Aedes aegypti. Outras informações na Secretaria de Saúde ou pelos telefones 3625-1013 ou 98404-8041.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO RECOMENDADAS:

1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água;

2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada;

3 – Não jogue lixo em terrenos baldios;

4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo;

5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas;

6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;

7 – Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva;

8 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água;

9 – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana;

10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência;

11 - Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e cloradas.