Aparelho de análise sanguínea é instalado no hospital de Contenda

Publicado em: 07/02/2024 09:44 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

O município de Contenda passa a contar com um importante equipamento médico no Hospital Miquelina Franco e Elisa Padilha. Na última semana o prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, esteve acompanhando o treinamento dos médicos que vão atuar com o Celer Finecare FIA Meter Plus, um moderno equipamento portátil que permite a análise sanguínea na obtenção de diagnósticos precisos.

Conforme informação da Secretaria de Saúde de Contenda, o aparelho deverá ser usado em casos de emergências no processo de investigação para a conclusão ou possível indicação de um diagnóstico.

Atualmente, segundo o prefeito Mostarda, essas análises eram encaminhadas para Campo Largo e o tempo de espera era de 4 a 5 horas. “Com certeza o aparelho dá mais agilidade na prestação deste serviço. Com esse equipamento todo o processo pode durar até 15 minutos com o resultado saindo em apenas 3 minutos. Essa era uma reivindicação dos nossos médicos que com o aparelho terão diagnóstico preciso e norteador do tratamento que o paciente receberá”, explica o prefeito de Contenda.

O secretário de Saúde, Francisco Carlos Cury, também exemplificou a importância do equipamento para os contendenses. “A agilidade deste exame pode ser crucial. Um paciente com suspeita de infarto, como exemplo, esperava até 5 horas para ter esse diagnóstico. Com o aparelho em até 15 minutos os nossos médicos conseguirão ter o diagnóstico preciso. A agilidade é fundamental”, comenta Cury.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o aparelho pode ser utilizado nas situações de emergência, mais especificamente em casos cardiotorácicos e pulmonares. “Sem dúvidas é mais um importante equipamento que chega para melhorar a saúde em Contenda”, afirmou Mostarda.

Além deste equipamento, a Secretaria de Saúde de Contenda já conta com outro importante reforço para diagnósticos precisos.  Em um investimento inédito, a prefeitura local adquiriu um aparelho de ultrassonografia para o atendimento à população. O equipamento foi adquirido através de uma emenda do ex-deputado estadual Emerson Bacil e o investimento foi de aproximadamente R$ 81 mil.

De acordo com o município, entre os exames que passaram a ser ofertados em Contenda com este aparelho estão os de acompanhamento ginecológico e obstétrico (gestantes), ultrassom geral, articulações, medicina vascular e cardiologia.

Outras informações na Secretaria de Saúde ou pelo telefone 3625-1451.