Contenda realizou mais de 119 mil atendimentos na saúde em 2023

Publicado em: 24/01/2024 16:12 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou nesta semana um balanço em atendimentos realizados durante todo o ano de 2023. Os números apresentados são referentes as consultas que aconteceram no Hospital Municipal Miquelina Franco e Elisa Padilha, além das unidades básicas de saúde (UBS) e o Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS.

Se tratando em consultas médicas, enfermeiros e psicólogos, de acordo com a Secretaria de Saúde, o município de Contenda realizou 119.195 atendimentos em 2023. Somente no Hospital Municipal Miquelina Franco e Elisa Padilha houve 53.533 consultas. Já a UBS com mais atendimentos é o Departamento de Saúde, com 13.547 no ano passado.

Referente aos meses, maio de 2023 foi quando houve maior pico no Hospital Municipal, com 5.572 atendimentos e fevereiro, o menor, com 3.567 consultas. Já a UBS que registrou mais atendimentos em um único mês foi o Centro Social, em março do ano passado, com 1.438.

Além disto, a Secretaria de Saúde de Contenda apresentou importantes avanços nas especialidades. De acordo com o órgão, não existe fila de espera para pacientes em oncologia, tomografia e cardiologia. Já o hemograma é realizado no máximo em 48 horas.

Segundo a secretaria, a previsão é zerar a fila de espera em oftalmologia, hoje três meses, e de audiometria, de dois meses. Essas especialidades já foram contratadas pela Secretaria de Saúde e os atendimentos acontecerão no sistema mutirão ainda neste mês de janeiro.

O secretário de Saúde de Contenda, Francisco Carlos Cury, destaca os avanços obtidos nesta importante área. “Quando assumi o prefeito Mostarda cobrou melhorias em curto e médio prazo. Os exames de sangue, por exemplo, estavam sendo realizados em 60 dias e, agora, no máximo 48 horas. Ainda temos que melhorar outras áreas e já estamos trabalhando nisto”, afirmou Cury.

Em breve, segundo o secretário, terá início mais uma importante obra: a reforma do Hospital Municipal Miquelina Franco e Elisa Padilha. “Estamos fazendo algumas mudanças internas para podermos iniciar essa reforma. Muito em breve começaremos essa obra”, concluiu ele.

Confira abaixo as unidades de saúde e os respectivos números de atendimentos em 2023. Outras informações na Secretaria de Saúde de Contenda ou pelo telefone 3625-2543.

HOSPITAL E MAT MIQUELINA FRANCO E PADILHA        53.533

UBS DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAUDE                   13.547

UBS CENTRO SOCIAL                                                                13.058

MINI POSTO SERRINHA                                                            3.396