Chuvas voltam a castigar Contenda e região

Publicado em: 30/10/2023 14:30 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Defesa Civil de Contenda voltou a fazer uma nova força tarefa neste último final de semana, em virtude das intensas chuvas que ocorreram principalmente no sábado (28). No dia 12 de outubro o município já havia registrado um grande volume de chuva, provocando alagamentos em várias regiões da cidade. Contenda e outras cidades estão sofrendo com o intenso e constante volume de água das chuvas.

Assim como àquela vez, a Defesa Civil teve trabalho após o registro de aproximadamente 101,4 milímetros de chuvas entre sábado e domingo (entre os dias 11 e 12 havia sido registrado 256,8 milímetros de chuva). Contenda acumula até na manhã de segunda-feira (30), o volume de 436,6 milímetros de chuva somente neste mês de outubro. Porém, a previsão é de mais chuva nas próximas horas.

Em virtude das condições adversas do clima que afetam vários municípios da região, a Prefeitura de Contenda informa também que vem enfrentando dificuldades na realização de serviços essenciais para a população. Entre eles o da recuperação de estradas.

O volume registrado está acima da média, sendo um dos maiores dos últimos anos. A terra enxarcada impossibilita a realização de alguns serviços, dificultando assim a manutenção das estradas para a população. “É um momento muito difícil para o município. Máquinas estão paradas porque elas trabalham no seco. E o problema é justamente esse, pois não para de chover e o pouco sol não é suficiente para secar as estradas para darmos prosseguimento da recuperação as estradas”, afirmou o prefeito de Contenda, Antônio Adamir Digner, o Mostarda.

Devido os problemas relacionados as chuvas, o prefeito Mostarda determinou a abertura do Formulário de Informações do Desastre – FIDE, junto à Coordenadoria Estadual da Defesa, para a criação do Decreto Municipal. O objetivo é buscar recursos para subsidiar os reparos e transtornos junto à população contendense.

Outras informações na Defesa Civil ou pelo telefone 98403-9228.