Desfile de Contenda foi realizado com sucesso

Publicado em: 11/09/2023 11:35 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

O tempo contribuiu para que a Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, realizasse com sucesso o tradicional Desfile Cívico Militar. Pelo segundo ano consecutivo um grande público esteve presente para prestigiar o ato que aconteceu na última quarta-feira (6).

Com o tema principal ‘Contenda Amada, Terra por Deus Abençoada’, a programação teve início com o hasteamento das bandeiras que foram feitas pelo prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, o representante do 15° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (GAC AP), Capitão Serrano, e pelo comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar da Lapa, Tenente Coronel Izoel Pavan de Souza.

Ao ser realizado com sucesso, o prefeito de Contenda agradeceu o empenho de toda a organização. “Mais uma vez agradeço o brilhante Desfile Cívico Militar que realizamos aqui no município de Contenda. Agradeço também o empenho de cada pessoa, servidor público ou colaborador, que se dedicou para que o nosso desfile acontecesse com sucesso”, afirmou Mostarda, enaltecendo ainda os participantes do evento. “Quero agradecer ainda a presença e a participação de todas as autoridades, militares, estudantes, professores e convidados por terem doado seus tempos para participarem e prestigiarem o nosso desfile. Com certeza vocês também fazem parte deste sucesso. Além disto, agradeço a população que mais uma vez prestigiou e confiou na realização do desfile, assim como nossos comerciantes que compreenderam a importância deste evento tradicional em nosso município”, concluiu o prefeito de Contenda.

Também prestigiaram o desfile a primeira dama e secretária de Promoção e Assistência Social, Ângela Mayer de Souza Digner, demais secretários municipais, o vice-prefeito Gilmar Carpejane, o presidente da Câmara de Contenda, o vereador Fábio Cavalim da Silva, os vereadores Alexsandro Miguel Tulik de Freitas (Goiaba), Arcílio Mazur, Éder Afonso Klemba, Marcos Schinda da Silva e Márcio Rogério Francisco, entre outros convidados.

O DESFILE - Após ser declarado aberto pelo prefeito Mostarda, o desfile foi iniciado com a estudante Nicole Gabriele da Cruz Camargo conduzindo o Fogo Simbólico da Pátria na Avenida João Franco. Em seguida desfilaram a Fanfarra do Colégio Dinâmico, seguido dos demais participantes.

Desfilaram também profissionais da saúde, equipamentos da Secretaria de Promoção e Assistência Social, o Grupo da Melhor Idade ‘De Bem com a Vida’, o Conselho Tutelar, a Escola Alaor Cordeiro de Souza (APAE), além dos centros municipais de educação infantil: CMEI Vó Eloyna, CMEI Dona Anita, CMEI Nhana Maria, CMEI Dona Zeneide, CMEI Professora Celinha Nerone e o CMEI Professoras Júlia Pinto Baumel e Tereza Cordeiro Oliveira.

O desfile seguiu com as escolas João Franco, Professora Vanilda Dzierwa, Leonor de Moura Carvalho, Vereador Antônio Borkovski, Professora Paulina Urbanik Stabach, Senhor Bom Jesus, Nossa Senhora das Graças, Rui Barbosa, Prefeito Ivo Barbosa, assim como os colégios Miguel Franco Filho, Dr. Adhelmar Sicuro, Vereador Francisco Cordeiro, Professor Pedro José Puchalski, Professora Ziloah de Moura Carvalho e a Escola Espaço do Saber.

Também abrilhantaram o desfile os Projetos Anjo da Guarda e Adolescentro, o Departamento de Cultura e Esporte, a Banda Municipal, a Associação Casa Clube, a Associação Empresarial, Agrícola, Comercial, Industrial e Serviços de Contenda (AECON), o Rotary Club de Contenda, a Igreja Casa de Israel e o Instituto Contendense de Inclusão Social – ACREDITE.

Novamente o ponto alto do desfile ficou por conta dos militares, que sempre chamam a atenção do público, principalmente das crianças. Desfilaram o 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado - GAC/AP, o 28º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, ambos da cidade da Lapa, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e o Departamento de Trânsito de Araucária, Defesa Civil de Mandirituba, além de veículos e máquinas das secretarias de Indústria, Agricultura e Meio Ambiente, e a de Obras, Viação e Serviços Urbanos, de Educação e também a de Saúde.

O desfile foi encerrado com a passagem do CTG Cuia da Amizade, que naquela oportunidade prestou uma homenagem a um de seus integrantes. Maythe Rudek Garcia havia falecido na terça (5), e no desfile o seu cavalo estava encilhado e desmontado.

Outras informações sobre o desfile na Secretaria de Educação ou pelo telefone 3625-1390.