Contenda realizou a 1ª Conferência de Cultura

Publicado em: 03/08/2023 10:17 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Contenda, por meio do Departamento de Cultura, realizou na última semana a 1ª Conferência de Cultura do município. O evento aconteceu na quinta-feira (27), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), e contou com a presença do prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda.

Artistas, produtores culturais, representantes de órgãos públicos e instituições privadas estiveram no evento que teve como objetivo principal apresentar sugestões para a implementação e acompanhamento do Sistema Municipal de Cultura e a adesão ao Sistema Nacional.

Além de discutir os eixos temáticos que contemplam diversos segmentos da área artística, durante o evento também foi formalizada a diretoria do Conselho Municipal de Cultura de Contenda. Por aclamação foram eleitos: presidente Eliane do Valle Moreira Muniz, vice-presidente Rodrigo Franco Marafigo, 1ª secretário Alexsandro Wojcik e 2º secretário Taimara Ferreira Graboski.

Já os conselheiros do Poder Público ficaram definidos com: Lilian Kelly Wietzycoski, secretária de Educação, Cultura e Esporte, Ângela Mayer de Souza Digner, secretária de Promoção e Assistência Social, Lauro Alexsandro Lagner, secretário de Obras Viação e Serviços Urbanos, Thomas Gaspar Santana, secretário de Indústria, Agropecuária e Meio Ambiente, Nayara Baumel Bello Malinovski, secretária de Finanças.

Com o Conselho Municipal de Cultura, o município de Contenda vai elaborar o Plano Decenal de Cultura (inédito em Contenda) e fomentar a qualificação das classes artísticas e culturais para a participação nas leis de Fomento à Cultura, entre outras.

“O Departamento de Cultura vem trabalhando com essas demandas importantes, também tendo em vista a produção de eventos culturais, a promoção e qualificação de seus agentes (comunidade artística e cultural)”, explicou o diretor do Departamento de Cultura, Joel Taborda.

O departamento se prepara, ainda, para a participação de seus agentes na Lei Paulo Gustavo, a qual traz projetos culturais importantes na esfera municipal. Além disto, Contenda ainda espera aderir a Lei Aldir Blanc e já prepara estudos planejando projetos ainda mais expressivos, como a lei Rouanet.

Outras informações na Prefeitura de Contenda ou pelo telefone 3625-1212.