Caminhada contra o feminicídio foi realizada

Publicado em: 24/07/2023 11:16 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Promoção e Assistência Social, promoveu no último sábado (22), a Caminhada do Meio-Dia. O evento é uma ação da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial, e Pessoa Idosa (SEMIPI) e faz parte da campanha estadual Paraná Unido no Combate ao Feminicídio. A programação contou com a presença do prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, que esteve acompanhado da primeira dama e secretária da pasta Ângela Mayer de Souza Digner. Mais de 70 municípios paranaenses, além da Capital, também promoveram a ação.

Em Contenda, a caminhada iniciou em frente a Igreja Matriz e teve como percurso as ruas centrais da cidade. Em frente a prefeitura, o prefeito Mostarda valorizou a importância da mulher na sociedade e ainda destacou os meios que podem ser feitas as denúncias contra o feminicídio.

De acordo com a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial, e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, o Paraná tem um Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, criado após uma lei sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O dia 22 de julho foi escolhido em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava. A lei determina que é dever do Poder Público promover debates, seminários e outros eventos relacionados ao tema.

FEMINICÍDIOS – O crime de feminicídio foi tipificado em 2015, quando o Código Penal foi alterado para incluí-lo como um crime cometido pela condição de mulher, seja no contexto de violência doméstica e familiar ou por menosprezo ou discriminação à condição da mulher. As motivações são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da ideia de que as mulheres são sua propriedade.

Segundo dados do Ministério Público do Paraná (MP-PR), em 2022 foram registrados 274 casos de feminicídio ou tentativa de feminicídio no Estado. De 2019 a 2022, foram 314 feminicídios e 911 homicídios dolosos contra mulheres.