Contenda fará 9 mil checkups na população

Publicado em: 14/07/2023 09:22 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Saúde, realiza desde o último mês um trabalho minucioso de prevenção junto à população contendense. Através da AGP Saúde, uma empresa especializada na área, são 9.000 checkups que estão sendo realizados nas casas dos próprios cidadãos de Contenda. O serviço é ofertado de forma inédita na cidade.

De acordo com o prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, a prefeitura local contratou neste primeiro momento 9.000 checkups que permite que em cada cidadão contendense seja realizado 22 exames, entre eles colesterol, diabetes, pressão, urina, entre outros, com objetivo de atuar de forma preventiva.

O serviço, segundo o secretário de Saúde, Paulo Sérgio da Silva, é acompanhado por agente comunitário do município e vem sendo realizado nas mais diversas regiões da cidade e de forma gratuita. “Essa é uma ação importante, onde a população pode aproveitar para realizar uma série de exames preventivos”, explicou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, até o momento já foram feitos aproximadamente 4.700 checkups em contendenses. Os exames feitos são: Colesterol Total (Sanguíneo); Colesterol HDL (Sanguíneo); Colesterol LDL (Sanguíneo); Triglicerídeos (Sanguíneo); Glicose (Sanguíneo e Urina); Troponina I (Sanguíneo); Hepatite (Sanguíneo); PSA (Sanguíneo); Hipertensão (Físico); Oxigenação Sanguínea (Físico); Eletrocardiograma (Físico);) Depressão; Leucócitos (Urina); Nitrito (Urina); Urobilinogenio (Urina); Proteínas (Urina); PH (Urina); Sangue (Urina); Densidade (Urina); Cetonas (Urina); Bilirrubinas (Urina) e Prova de Função Pulmonar (Volume, Taxa de Fluxo, Forca Muscular, Capacidade de Difusão).

Outras informações na Secretaria de Saúde ou pelo telefone 3625-2543.