Contenda é Selo Bronze do Governo do Estado

Publicado em: 11/05/2023 08:50 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

O município de Contenda recebeu nesta última terça-feira (9), o certificado Selo Bronze pelo programa ‘O Esporte Que Queremos’, do Governo do Estado. O chefe regional da Secretaria de Esportes do Estado, Vinícius Brainta, foi quem entregou a certificação ao prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda.

O Selo Bronze faz parte do programa realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que tem como objetivo estruturar e aprimorar as políticas públicas esportivas dos 399 municípios do Paraná.

“Esse programa da Paraná Esporte visa capacitar gestores esportivos e implantar nos municípios o projeto ‘O Esporte que Queremos’, que é a adoção de políticas municipais de esporte. A criação dos conselhos municipais e diretrizes para a gestão desportiva também fazem parte. Quem não tiver esses programas e leis implantadas, terá dificuldade em se engajar nos programas do estado e receber kits de materiais esportivos”, explicou o diretor de Esportes de Contenda, Ruy José Rueda Girardello, que também estava acompanhado do chefe de gabinete Fernando Gomes e do professor Júlio Anderson Wilhelm.

‘O Esporte que Queremos’ tem três etapas. A primeira delas, a etapa bronze, a qual Contenda completou, consiste no preenchimento completo no sistema do Cadastro Esportivo Municipal. A segunda fase, etapa prata, é a construção da matriz da PME mediante consulta pública, que é feita pelo gestor de esportes do município e sua equipe com a comunidade de esportes local. Por fim, a etapa ouro, a última do processo, envolve a submissão da PME junto ao Edital do Paraná Esporte, para ser analisada pela comissão.

O programa ‘O Esporte que Queremos’ conta com parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, que é responsável pelo sistema Gestão do Esporte nos Estados e Municípios (GEEM). Com este sistema, um diagnóstico completo foi realizado com a tabulação de dados obtidos no cadastro, mapeando 100% dos dados esportivos de todos os municípios do Paraná.