Segurança Pública foi tema de encontro

Publicado em: 17/04/2023 11:22 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Atendendo ao pedido da população, o prefeito de Contenda, Antônio Adamir Digner, o Mostarda, acompanhado de demais autoridades do município, participaram na última sexta-feira (14), de uma reunião sobre segurança pública. O encontro aconteceu no Centro de Convivência do Idoso (CCI).

Tendo como pauta principal a segurança nas instituições de ensino do município, principalmente após a barbárie que ocorreu em uma creche em Blumenau (SC), os contendenses buscaram informações sobre investimentos nesta área em Contenda.

Durante a reunião, o prefeito demonstrou solidário a situação e afirmou que antes mesmo do ocorrido em Santa Catarina a administração já buscava investimentos em segurança nas escolas e CMEI’s de Contenda. A prefeitura está investindo na ampliação das câmeras de segurança, as quais contemplarão as instituições de ensino, como também na criação de uma Guarda Patrimonial, a qual ficará responsável pelo monitoramento destas imagens.

Além disto, segundo o município, também está sendo investido emergencialmente na instalação do ‘botão do pânico’, o qual funcionará em caráter de sirene de alerta em cada escola e orientado a instalação do App 190, uma ferramenta que pode auxiliar em casos de emergência. A instalação de totens de segurança também deve ocorrer nas instituições de ensino.

Outro tema importante no encontro foi quanto a divulgação de Fake News. Segundo o município, o compartilhamento de mensagens que têm como objetivo causar pânico, só geram o sentimento de insegurança. Todos podem denunciar quem produz ou compartilha esse tipo de conteúdo nos canais criados pelo Ministério Público.

Entre outros assuntos abordados na reunião, a Secretaria de Educação informou que foi realizada uma reunião com a Polícia Militar onde os envolvidos buscaram ações que resultem na melhoria da segurança das escolas. Participaram do encontro diretores das escolas municipais e CMEI´s, representantes do conselho escolar das instituições de ensino, presidente do Conselho Municipal de Educação, representantes do Conselho Tutelar, gestoras das instituições particulares e APAE, representantes do Núcleo Regional de Educação, dos colégios estaduais, entre outros.