Caminhão de prevenção ao câncer realizou atendimentos em Contenda

Publicado em: 15/03/2023 13:35 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

O município de Contenda recebeu na última semana o caminhão do Programa Cuide-se + Prevenção ao Câncer. A unidade móvel ficou por três dias estacionado na Praça do Estudante, onde foi possível a realização de exames gratuitos de prevenção ao câncer de próstata (PSA), mamografia, colo do útero (Papanicolau) e de pele. O prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, esteve no local recepcionando os contendenses.

Em Contenda, o caminhão do Programa Cuide-se + Prevenção ao Câncer veio em parceria com o Sistema FIEP/SESI-PR. O a ação ofereceu serviços de prevenção e educação por meio da conscientização quanto ao diagnóstico precoce da doença, para desta forma aumentar as chances de cura em até 95%. Este modelo de prevenção visa diminuir o crescente número de pessoas que podem ser afastados de suas atividades profissionais devido a problemas com a doença.

As Unidades Móveis de atendimento para prevenção ao câncer possuem equipamentos de última geração, além de equipe de profissionais especializados, para atender com exames de prevenção de mama, próstata, pele e colo do útero.

AÇÃO DA SAÚDE – Na quarta-feira (8), também na Praça do Estudante, alunos do curso técnico de Agente Comunitário de Saúde, com apoio da Secretaria de Saúde, promoveram uma ação de saúde.

No local foram feitos testes rápidos, aferição da pressão arterial e glicemia, agendamento de preventivos, orientações sobre saúde, distribuição de pipoca, entre outras atividades. O Rotary de Contenda também participou desta ação.