Alunos de Contenda visitam a Mata do Uru

Publicado em: 20/07/2018 15:03 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Com objetivo de ampliar o conhecimento dos estudantes, a Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, promoveu uma atividade diferente para alunos de duas instituições de ensino do município.

Na última semana, estudantes das escolas municipais João Franco e Professora Vanilda Dzierwa, tiveram a oportunidade de conhecer a Mata do Uru, uma reserva natural de patrimônio privada, que fica localizada no município da Lapa.

Nesta oportunidade, os estudantes conheceram a biografia de Gabriel Campanholo, fundador do parque, o qual demonstrou perseverança ao realizar o sonho de preservar o local.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Contenda, Ana Tereza Piel Franco de Carvalho Szczypior, a visita dos estudantes a Reserva Mata do Uru teve como objetivo desenvolver práticas de educação ambiental e sensibilização para a conservação da biodiversidade.

A reserva possui uma área de 128,67 hectares e abriga remanescentes da Floresta com Araucárias e Campos Naturais. O local é um oásis de conservação ambiental em meio a uma vastidão de terrenos completamente descaracterizados em termos de vegetação nativa.

Por estar situada nos limites do Parque Estadual do Monge, a Reserva Mata do Uru funciona como área de amortecimento da unidade de conservação, ajudando a preservar a vegetação nativa em seu entorno e evitando impactos ambientais.