Contenda recebe Selo Bronze em Saúde

Publicado em: 09/04/2018 15:36 | Fonte/Agência: Prefeitura de Contenda | Autor: Assessoria de Comunicação

A saúde pública do município de Contenda recebeu recentemente dois Selos Bronze do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde do Paraná (APSUS). O título é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pelas equipes de saúde que atuam nas UBS de Catanduvas e também do Jardim Planalto, que fica no loteamento São João.
        Segundo o vice prefeito e secretário Saúde, Ataulzinho, o Selo Bronze é uma certificação outorgada pelo Governo do Estado, a qual é auditada pela Secretaria de Estado da Saúde. Dentre os 105 itens observados pelos auditores estão infraestrutura, recursos humanos, materiais e tecnológicos, gerenciamento de risco, qualidade da atenção, entre outros itens.
         “Essa qualificação é muito importante e que exige o envolvimento de todas as equipes em alcançar as melhorias propostas pelo programa. O resultado também comprova o nosso compromisso em ofertar uma prestação de serviço em saúde cada vez melhor à nossa população”, explicou o secretário de saúde de Contenda, que recebeu o Selo Bronze do até então secretário de Saúde do Estado, Michele Caputo Neto.
         O PROGRAMA - O Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde – APSUS, instituiu uma nova lógica para a organização da Atenção Primária à Saúde (APS), estreitando as relações entre o Estado e os municípios, fortalecendo as capacidades de assistência e de gestão, com vistas à implantação das Redes de Atenção à Saúde (RAS) na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS).
         São três os selos de gestão de qualidade. O Bronze reúne os itens que visam garantir segurança do cidadão e da equipe, enquanto que o Prata abrange os itens que visam o gerenciamento dos processos com o propósito de agregar valor aos clientes e, por fim, o Selo Ouro, o qual congrega os itens que visam os resultados para a comunidade.