Imunização contra polio e sarampo supera 111% na cidade de Contenda

Publicado em: 03/10/2018 11:11 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Whatsapp

 

          Dados divulgados na última semana pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, o SI-PNI, apontam que o município de Contenda superou a meta na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo de 2018.

      De acordo com a Secretaria de Saúde de Contenda, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, a cobertura vacinal do município atingiu 111,97% na vacinação contra a poliomielite e 111,76% contra o sarampo. Foram aplicadas, no total, 1.076 doses de vacina contra pólio e 1.074 de sarampo. A meta, segundo a enfermeira Patrícia Borges Mica, era que o município vacinasse 961 crianças com idade entre 1 e 5 anos.

        O vice prefeito e secretário de Saúde de Contenda, Ataul Franco de Carvalho Júnior, enalteceu a superação da meta. “Esse é o resultado do compromisso da nossa administração. Porém, também precisamos valorizar o trabalho desenvolvido pelas equipes das Unidades de Saúde e também dos nossos agentes comunitários no resultado desta imunização. Todos estão de parabéns”, comentou.

      A poliomielite e o sarampo são doenças de notificação compulsória e o país tem compromissos internacionais para sua erradicação e eliminação.

         A pólio é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989 e desde 1990, não são registrados casos da doença.

         Já o sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Nos últimos anos foram vivenciados surtos de sarampo no país. No período de 2016 a 2017, não foi registrado nenhum caso da doença no país. Atualmente, o Brasil enfrenta surtos de sarampo em dois estados (Roraima e Amazonas).