Contenda realizou o dia de Luta Antimanicomial

Publicado em: 05/06/2018 09:54 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Como objetivo conscientizar a população e promover a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, a Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na última semana o Dia de Luta Antimanicomial. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e contou com a presença do vice prefeito e secretário da pasta Ataul Júnior.

Promovido pelo Centro de Atenção Psicossocial de Contenda, o CAPS, durante o evento os presentes foram informados sobre a importância da celebração da data e também puderam acompanhar o filme ‘O Coração da Loucura’, que trata sobre o assunto.

“Precisamos informar a população de que não é preciso internar as pessoas. Elas (pessoas com sofrimento mental) podem ser acompanhadas pelos CAPS. O que precisamos é de hospital mais humanizados”, explicou a terapeuta ocupacional e coordenadora do CAPS de Contenda, Ana Rafaela,

O evento realizado na Câmara de Vereadores de Contenda também contou com a presença de enfermeiros, psicóloga, usuários e servidores do CAPS, entre outros convidados.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é celebrado em 18 de maio e foi instituído para marcar as mobilizações em torno do fechamento de manicômios a mudança do modelo de cuidado realizado nos espaços de vida dos usuários, na comunidade.