Secretaria de Saúde apresenta melhorias no agendamento de exames nas unidades de saúde

Publicado em: 16/03/2018 12:28 | Fonte/Agência: Comunicação | Autor: Alessandra

Na última semana, o prefeito Carlão e seu vice e secretário municipal de saúde Ataulzinho anunciaram um importante passo na busca da qualidade de atendimento dos usuários do sistema de saúde: a descentralização do agendamento da coleta de exames laboratoriais, passando a ser realizado diretamente nas unidades de saúde.

A primeira unidade a ser implantada foi a UBS de Catanduvas do Sul, em razão da distância do centro da cidade, onde está localizado o laboratório contratado pelo Município. A partir dessa medida, os pacientes passam a contar com a coleta diária de exame na unidade, e a retirada dos resultados também podem ser feitos lá, para quem não utiliza o sistema eletrônico.
As demais unidades passam a realizar agendamento de exames, podendo o paciente deixar agendado já no momento que sai da consulta.

O planejamento próximo é que a marcação das consultas para especialidades médicas nas referências do Estado também seja realizado nas próprias unidades, e não mais no CEM.
Isso além do processo já implantado e em fase de capacitação de transferência integral dos atendimentos nas unidades de saúde, em especial para as gestantes, cujo atendimento hoje está concentrado no Centro de Especialidades Médicas.

Todas as medidas irão garantir a facilitação do acesso dos usuários da rede municipal de saúde e, em consequência, maior qualidade no atendimento prestado.