Richa apresenta sistema de bilhetagem eletrônica do transporte metropolitano em que Contenda é integrante

Publicado em: 07/08/2015 14:58

O governador Beto Richa apresentou nesta terça-feira (4), no Palácio Iguaçu, o novo sistema de bilhetagem eletrônica das linhas de ônibus metropolitanas de Curitiba, que transportam diariamente 460 mil passageiros.
Os equipamentos entrarão em operação na quinta-feira (6) e trarão mais transparência e segurança para o sistema. Com eles será possível controlar a frota, os horários, a velocidade, número de passageiros, número de isentos e pagamento às empresas.
Com a mudança, o passageiro metropolitano passará a pagar a tarifa do transporte coletivo em dinheiro ou com o cartão metropolitano criado para substituir o vale-transporte de papel .
Além das recargas das passagens, uma parceria com a empresa MasterCard permite que o usuário utilize o cartão transporte também como cartão de débito.
“Queremos um sistema seguro, preciso, eficiente e que seja referência como um dos mais modernos do Brasil”, afirmou o governador. Ele destacou que os custos da nova operação serão bancados exclusivamente pelas empresas, sem nenhum acréscimo no preço das passagens de ônibus.
O governador também lamentou a desintegração do sistema feita pela Prefeitura de Curitiba em fevereiro. “Fui prefeito de Curitiba e conseguimos oferecer a população metropolitana uma tarifa justa. Não recebi ajuda de nenhum outro poder e conseguimos manter a qualidade. Pelo contrário, pedi apoio do Estado e não fui atendido”, lembrou ele. “Hoje, mesmo garantindo subsídio e a desoneração do ICMS, a tarifa em Curitiba aumentou e desintegraram o sistema metropolitano”, criticou.
ACOMPANHAMENTO - O sistema tem outra importante funcionalidade, que é um aplicativo para celulares para acompanhamento, em tempo real, da localização e horário de chegada dos ônibus.
Além disso, todas as informações financeiras e de gestão da bilhetagem eletrônica serão obrigatoriamente repassadas ao governo estadual, pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), que também terá acesso simultâneo aos dados.
“É um sistema moderno, que abrirá as portas para o acompanhamento do usuário. Mesmo sendo uma gestão privada, que não teve nenhum real público aplicado, teremos acesso total aos dados. O processo terá a fiscalização do Ministério Público”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior.
O secretário disse que a meta é colocar rede de internet sem fio em todos os ônibus metropolitanos e explicou que o governo estadual busca uma linha de financiamento com a União para a construção de pontos de ônibus nas cidades da região metropolitana.
A tecnologia do novo sistema de bilhetagem é da Transdata e a gestão do sistema será da Metrocard, associação que representa as empresas operadoras do transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba.
“Adotamos a tecnologia para melhorar a qualidade do atendimento e garantir mais transparência e com o maior nível de segurança existente”, disse Lessandro Zen, presidente da Metrocard, gestora do sistema. Ele destaca que a Comec terá acesso a todas as informações geradas pela bilhetagem.
O presidente da Comec, Omar Akel, elogiou a modernidade do sistema de bilhetagem eletrônica e disse que a ferramenta é necessária após a desintegração do sistema com Curitiba. “Como os dados serão repassados diretamente a Celepar, teremos mais facilidade em fiscalizar o sistema”, disse.
Ele garantiu ainda que até começo de 2016 o governo estadual lançará o edital para licitação do transporte metropolitano.
PREFEITOS - A implantação da bilhetagem eletrônica era muito aguardada pelos prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba.
A expectativa do presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana e prefeito de Contenda, Carlos Eugênio Stabach, é que o sistema melhore a qualidade do transporte na região.
“Com a desintegração, a população da região metropolitana ficou desamparada. É importante ver que agora as coisas estão melhorando com o novo sistema de bilhetagem, que trará facilidade aos passageiros”, disse Stabach.
Fotos e texto: AEN - PR