MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA CONSTITUEM O PACTO METROPOLITANO

Publicado em: 19/02/2015 11:10

Uma região metropolitana mais integrada, com 29 cidades elaborando juntas um Plano Estratégico de Desenvolvimentos Econômico Integrado. Esses são alguns dos objetivos propostos no Pacto Metropolitano - de Curitiba e Região Metropolitana.
O Pacto foi apresentado na tarde de terça-feira (03), no Teatro São João na cidade da Lapa, pelo secretário de Desenvolvimento Local Josemar Ganho. Estiveram presentes prefeitos e representantes de cidades da região.
O pacto metropolitano é um fórum constituído, por adesão, com a participação dos 29 municípios de Curitiba e região metropolitana, e tem como objetivo a elaboração de um plano de desenvolvimento integrado, a formulação de uma agenda de projetos de infraestrutura prioritários para a região e um sistema de gestão compartilhada e integrada federativamente.
Os Prefeitos presentes destacaram a importância da participação do maior número possível de municípios para que juntos possam buscar maiores investimentos na área de logística, transportes, comunicação e distribuição de energia.
Após a apresentação do plano estratégico, representantes de 12 cidades assinaram a carta de adesão ao pacto metropolitano. Também foi eleita a primeira coordenação do Pacto: Lapa na coordenação geral, Rio Negro na secretaria executiva e Araucária na coordenação técnica.