Contenda terá Colégio Cívico-Militar

Publicado em: 28/07/2023 15:29 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Os contendenses foram as urnas nesta última quinta-feira (27), para participarem de uma Consulta Pública de implantação da escola Cívico militar na Escola Municipal Leonor de Moura Carvalho, no centro da cidade. O quórum mínimo foi atingido e o resultado foi de 91,72% a favor da implantação e 8,28% para não. O prefeito de Contenda, Antônio Adamir Digner, o Mostarda, também participou da Consulta Pública.

De acordo com a Secretaria de Educação, com a definição do resultado terá início o processo de regulamentação da documentação da instituição de ensino para essa alteração de modalidade de ensino. A mudança para o cívico-militar deve acontecer entre os anos de 2024 e 2025.

No Estado do Paraná o governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou que o governo vai assumir o modelo cívico-militar nas 12 escolas administradas atualmente pelas Forças Armadas no Estado. O governo federal anunciou que vai encerrar de forma progressiva o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. No Paraná, além dos 12 colégios sob responsabilidade das Forças Armadas, a rede estadual conta ainda com 194 escolas cívico-militares.

Atualmente, das 2.109 escolas estaduais do Paraná, 194 são cívico-militares via Polícia Militar e 12 via Forças Armadas. Segundo a Secretaria de Educação de Estado, 80% das escolas que passaram para essa modalidade aumentaram a nota na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).