Contenda prepara a 1ª Conferência de Cultura

Publicado em: 12/07/2023 11:03 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Contenda, por meio do Departamento de Cultura, promove no próximo dia 27 a 1ª Conferência de Cultura do município. O evento será realizado no Centro de Convivência do Idoso (CCI), à partir das 19h. A Comissão Organizadora espera contar com um grande número de pessoas.

Podem participar do evento artistas, produtores culturais, representantes de órgãos públicos e instituições privadas, além de qualquer cidadão maior de 16 anos. O objetivo principal da conferência é apresentar sugestões para a implementação e acompanhamento do Sistema Municipal de Cultura e a adesão ao Sistema Nacional.

Geralmente, segundo o diretor de Cultura de Contenda, Joel Taborda, durante as conferências são formados grupos de discussão sobre determinados eixos temáticos, os quais contemplam diversos segmentos da área artística. O município traz como metas para a ‘construção’ do Plano Decenal de Cultura (inédito em Contenda), a implementação de forma oficial do Conselho Municipal de Políticas Culturais, a motivação e qualificação das classes artísticas e culturais para a participação nas leis de Fomento à Cultura, entre outras.

“O Departamento de Cultura vem trabalhando com essas demandas importantes, também tendo em vista a produção de eventos culturais, a promoção e qualificação de seus agentes (comunidade artística e cultural)”, explicou Taborda.

O Departamento de Cultura se prepara, ainda, para a participação de seus agentes na Lei Paulo Gustavo, a qual traz projetos culturais importantes na esfera municipal. Além disto, Contenda ainda espera aderir a Lei Aldir Blanc e já prepara estudos planejando projetos ainda mais expressivos, como a lei Rouanet.

Outras informações na Prefeitura de Contenda ou pelo telefone 3625-1212.