Profissionais de Contenda participam de curso de emergência cardiorrespiratória

Publicado em: 06/04/2022 11:40 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Com objetivo de melhorar o atendimento à população, a Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Saúde e o Hospital Municipal Miquelina Franco e Elisa Padilha, promovem durante os meses de março e abril o curso de Emergências Cardiorrespiratórias. A ação é direcionada para enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no município.

O curso faz parte de uma série de ações e investimentos que acontecem no município para a oferta deste atendimento aos contendenses. Recentemente foram adquiridos e implantados no hospital e nas Unidades Básicas de Saúde o eletrocardiograma com laudo. O resultado é emitido em tempo real por um cardiologista através da telemedicina.

Além disto, o município de Contenda também fez a aquisição de testes rápidos de troponina, que auxilia no diagnóstico de infarto em menos de 10 minutos. Foram investidos ainda em novos aparelhos de DEA (desfibrilador externo automático), os quais estarão disponíveis nas ambulâncias e unidades de saúde mais distantes do pronto atendimento.

“Todos estes planejamentos e investimentos aceleram e auxiliam no diagnóstico em tempo oportuno, o que agiliza e proporciona um tratamento ideal em tempo adequado. Isso possibilita uma melhor resposta do paciente e a diminuição do agravo”, explicou a diretora do hospital Sandra Terezinha Olech Ribeiro.

Com a oferta deste atendimento, por exemplo, quando um paciente chegar ao hospital com dor no peito, o médico poderá solicitar um exame de troponina e eletrocardiograma. Essa ação contribuirá para determinar se o paciente teve um ataque cardíaco, infarto ou se a dor se deve por outro fator.

De acordo com a direção do hospital, as doenças cardiovasculares, incluindo o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), representam um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo, apresentando altas taxas de incidência e mortalidade. A taxa de mortalidade brasileira, por esse grupo de causas, se encontra entre as maiores do mundo. Ela é semelhante à de países como a China e do leste Europeu.

Outras informações sobre o curso ou esse serviço na Secretaria de Saúde de Contenda ou pelo telefone 3625-2431.