Contenda fica em 16º no ranking de transparência pública de todo o PR

Publicado em: 08/02/2022 11:16 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

O município de Contenda alcançou uma posição inédita no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), que é realizado pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE/PR). O Portal da Transparência da Prefeitura contendense alcançou a nota de 96,97%, índice que garantiu a 16ª colocação entre todos os 399 municípios paranaenses. Os números são referentes ao ano de 2021 e apontam o avanço no ranking de 138 posições em um ano da atual gestão.

O resultado deste índice, segundo o prefeito de Contenda, Antônio Adamir Digner, o Mostarda, é o reflexo da transparência na gestão da atual administração e também do trabalho dos servidores que se dedicam em alimentar todas as informações necessárias no Portal da Transparência. “Nosso objetivo, como administrador, é que estes números sempre avancem para melhor qualificar o nosso município. É uma posição surpreendente. É algo inédito para Contenda e que eleva o patamar do nosso município. Mas vamos seguir trabalhando com a nossa equipe para oferecer todos os mecanismos e informações necessárias para uma gestão eficiente e ainda mais transparente”, afirmou Mostarda.

Desenvolvido em 2018 pelo TCE/PR, o ITP tem como objetivo analisar os portais da transparência das 399 prefeituras de todo o Paraná, além de avaliar o fornecimento de dados administrativos e financeiros de forma atualizada. O mecanismo ainda avalia a facilidade de acesso do cidadão comum em encontrar as informações que ele procura sem burocracia.

O primeiro lugar geral ficou com Ivaiporã, com a nota de 99,62%, seguido de Dois Vizinhos, com 99,43%. Na Região Metropolitana, apenas Curitiba e Araucária ficaram à frente de Contenda nos índices de 2022. Enquanto a capital teve a nota 99,33% e o 5º lugar na classificação geral, Araucária ficou em 9º com 98,67%.

Em um comparativo com o ano de 2020, por exemplo, Contenda ficou com a 154ª colocação no ITP. Naquela ocasião o município recebeu a nota de 72,13% em transparência do seu portal. Já em 2019, o Portal da Transparência da Prefeitura de Contenda foi avaliado com a nota 53,51%, que resultou no 342º lugar entre todos os 399 municípios do Estado.

Segundo o TCE/PR, o ITP deverá sofrer maturação no decorrer do tempo, pois no futuro poderão ser incorporadas outras questões relevantes (por exemplo: os horários de ônibus e de coleta de lixo) e reavaliados os pesos de cada item.

Outras informações sobre o Índice de Transparência da Administração Pública na Prefeitura de Contenda ou pelo telefone 3625-1212.